Com a plena expansão da malha ferroviária no Brasil, os vagões ganham destaque na economia do país. Com licitações recentes do Governo Federal, a expectativa é que o setor ganhe mais atenção e investimentos nos próximos meses,
Mas um ponto chama a atenção: o transporte de grãos, carvão e fertilizantes, por exemplo, diminui a vida útil da chaparia dos vagões, em virtude da corrosão, erosão e do impacto que as cargas demandam. Para se ter ideia, um vagão pode durar apenas cinco anos.
A poliureia é um revestimento de alta performance que adere facilmente aos mais diversos tipos de substratos, aumentando a durabilidade de superfícies.
Vantagens do revestimento de poliureia em vagões:
☑ Reduz o carry back (peso morto residual após descarga do material), em até 75%.
☑ Alta resistência química para o transporte de carvão e enxofre.
☑ Aumento da vida útil do vagão: cases de clientes comprovam vagões com mais de 15 anos de uso revestidos com poliureia.
É importante destacar que a aplicação da poliureia é rápida e fácil, necessitando de apenas dois dias de parada do vagão. Além disso, não é necessário repintar a parte externa, abrindo um leque de possibilidades para o transporte de materiais mais agressivos e saindo muito mais em conta do que refazer a chaparia.
Estudo recente da FCC comparou os custos totais da troca da chaparia versus a aplicação de revestimento de poliureia.
Troca de 100% de chapa para semi-inox ferrítico 410D
Troca de 100% de chapa em aço carbono ASTM 242 + aplicação da poliureia
Com a aplicação do revestimento de poliureia, um vagão que duraria apenas 5 anos, aumenta sua vida útil para mais de 15 anos. Ou seja, poliureia é sinônimo de economia, durabilidade e vagões fazendo o transporte de cargas com eficiência e qualidade por muito mais tempo.
Fale com o nosso time comercial e saiba mais, clique aqui.